terça-feira, 12 de abril de 2011

Tema: Coelhinho da Páscoa!

Quarta-Feira, VidAnormal estará de volta na RUBI, por volta as 17 horas poderás ouvir em: http://www.rubi.ubi.pt/rubi-online-em.tempo.de.aulas.php


Poderás comentar pelo facebook (add: vidanormal.ubi@gmail.com )ou então no blog: http://www.vidanormal-rubi.blogspot.com/ (comentario)

Queremos saber  a tua opinião e que participes e ouças o programa, pois prometemos ter sempre musica em Português :).

O que pensas da Páscoa?


Achas que a páscoa se está a tornar cada vez mais comercial e as tradições religiosas deste tempo estão a desaparecer? Que achas desta situação?

Quais os pontos positivos e negativos desta quandra festiva?


Será uma festa que ainda faz sentido?

...


Queremos saber a tua opinião, e está irá passar no programa da próxima Quarta Feira (12 de Abril de 2011) Deita tudo cá para fora!!! Até lá vive ma VidAnormal!

 

2 comentários:

  1. O que penso da Pascoa... nao é dificil responder, se analisarmos bem existe dois tipos de pascoa, uma para o Portugal profundo e outra para os grandes centros urbanos, nomeadamente Lisboa, Porto e Faro (eventualmente outras cidades, mas principalemtne estas tres). Senao vejamos, considero o interior tudo o que fique a 100km alem da costa portuguesa. Longe das grandes cidades, ai a Pascoa € vivida de forma diferente das cidades, Lembro-me perfeitamente de na terra do meu pai que fica perto de gouveia, portanto na beira alta, em que a Pascoa era uma festa, onde havia, reflexao, convivio, amizade, familia. Realizavam-se procissoes, missas na 6afeira santa e no Domingo de pascoa, as velhotas faziam bolos tradicionais da epoca, mata-se o borrego, toda a gente falava com toda a gente e ofereciam doces entre si e as criancas, o padre ia a casa das pessoas, a familia juntava-se para se rever, realizavam-se jogos etc. Agora nas grandes cidades, a romaria nao é á igreja, é aos shoppings, á praia, o consumo é rei, a tradicao nao existe aqui, nao ha calor humano, apesar de haver bem mais populacao, mas a quantidade nao significa qualidade. Nao se respeita a quaresma, as pessoas nao se respeitam entre si, ha uma infinidade de mistura de culturas, onde por vezes, diferentes religioes convivem entre si e por respeito (talvez) nem uma nem outra fazem as festas que acreditam. A pascoa é a seguir ao Natal a festa religiosa crista mais importante do calendario gregoriano. Mas tal como a Pascoa, o Natal, é ja uma grande data de consumismo desenfreado, e de atropelos ao que realmente significa a data em si. Para as criancas é a altura do pai natal, e nao do menino Jesus, para as criancas a Pascoa é a altura de se lambuzarem de doces e amendoas, e nao a morte e ressureicao de Cristo. É como tudo, existem dois Portugal para as tradicoes. Um onde existem (percariamente, ou nao) e outro onde nao existe, existe, desrespeito e consumismo. Como aluno de mestrado de cinema, sei que houve uma tradicao que desapareceu por completo do mapa portugues, em que se fazia numa terra transmontada um auto teatral sobre a ressureicao de Cristo, e agora que desapareu, existe apenas em filme (de Manoel de Oliveira), devia-se dar mais importancia ao registo das tradicoes pois em meu ver estao a desaparecer. Portugal tem uma historia riquissima feitas de tracioes e lendas... Mas o que fazer? Estamos numa constante epoca entre o que é tradicional e o que é tecnologico.
    Obrigado por deixarem dar a minha opiniao.
    Marko Portugal Cinema Mestrado.

    ResponderEliminar
  2. O coelhinho da páscoa de facto já é mais falado que a propria morte e ressureição de Cristo... Mas eu acho muito importancia que me mentenham estas tradições ( O Cordeiro no almoço de páscoa, o jejum e penitencia, o Compasso Pascal/Comitiva Pascal que visitam as casas,...) Claro que as tradições dos nossos antepassados são sempre para manter :)

    Joana Castro

    ResponderEliminar