terça-feira, 26 de abril de 2011

Tema: 25 de Abril Sempre!

Quarta-Feira, VidAnormal estará de volta na RUBI, por volta as 17 horas poderás ouvir em: http://www.rubi.ubi.pt/rubi-online-em.tempo.de.aulas.php
Poderás comentar pelo facebook (add: vidanormal.ubi@gmail.com )ou então no blog: http://www.vidanormal-rubi.blogspot.com/
(comentario)

Queremos saber a tua opinião e que participes e ouças o programa, pois prometemos ter sempre musica em Português :).
O que pensas do 25 de Abril de 1974?
Achas que o 25 de Abril continua  fazer sentido?

Qual o teu ponto de vista, face a situação actual do País?

Será que estascomemorações ainda fazem sentido?
...


Queremos saber a tua opinião, e está irá passar no programa da próxima Quarta Feira (27 de Abril de 2011) Deita tudo cá para fora!!! Até lá vive ma VidAnormal!


2 comentários:

  1. Acho o 25 de Abril fundamental pq foi com o 25 de Abril que a monarquia foi derrubada e instaurou-se em portugal a republica. D. Manuel II teve de ir viver para Inglaterra e a republica começou em 25 de abril de 1974 e por isso acho muito importante festejá-lo porque ele foi importante pois a republica foi instaurada graças a esta revolução feminina e o pais melhorou. Na altura ainda não havia rádio mas havia homens que diziam as noticias em voz alta e as mulheres ganharam à monarquia. Acho muito importante:) Gosto muito da rub e ouço vários programas como o da vidapeanormal.

    ResponderEliminar
  2. Uma vez tive uma conversa sobre o que era/representava o 25 de Abril (Aquele que aconteceu em 1974) porque segundo sei sempre houve 25 de Abril no calendário.
    Continuar a celebrar o 25 de Abril com aquele espírito saudoso, característica muito portuguesa aliás, é errado. E é um pouco, digamos, errado pensar que ainda falta cumprir aquilo que "foi prometido" com a revolução.
    O sentido de liberdade (proveniente do Abril de 1974), é a sensação de que ainda estamos presos a esse mesmo passado, o passado do Estado Novo. Mais uma vez digo que é errado pensar assim, já não estamos! Afinal já passaram mais de 30 anos. Já não faz sentido algum celebrar o 25 de Abril, nestes moldes burocráticos, demagógicos e rígidos.
    O verdadeiro sentido da liberdade, é pararmos para pensar que afinal, hoje, podemos pensar, escrever, falar, viajar, sonhar, no fundo... podemos ser.
    Esse espírito revolucionário, com a simbologia de uma flor, o cravo, deveria ser mote para uma nova revolução... uma revolução de mentalidades, uma revolução geral de mentalidades, uma sociedade mentalmente mudada. Coisa que desde o 25 de Abril de 1974, pouco ou nada se viu em Portugal.
    Vejamos... somos um País de grandes conquistas, grandes descobertas, temos 900 anos de história, mas o que é hoje Portugal? É um país apagado, corrupto, sem produtividade, um país desinteressante para a maioria do mundo... Sim é preciso uma revolução como disse atrás.
    Qualquer pessoa hoje em dia fica feliz por conseguir fugir às finanças, não se pode estudar apenas para termos um local onde trabalhar, não devemos lutar com greves contra os nossos próprios empregos esquecendo a produtividade, que tanto se vê na televisão. Não podemos ignorar que temos TANTO potencial energético, não podemos ignorar que temos TANTO potencial agrícola, não podemos esquecer que apesar de estarmos num estado comunitário, UE. temos um País que pode ser auto-suficiente.
    Agora pergunto... e os bancos, a especulação, a ganância, os valores, os princípios... onde estão? É para isso que houve o 25 de Abril de 1974?

    ResponderEliminar